EXTINTOR ABC PODE VOLTAR A SER OBRIGATÓRIO EM 2016

extintor
Desde setembro o extintor de incêndio é item facultativo nos carros de passeio, utilitários e picapes vendidos no Brasil, mas o caso poderá ter nova reviravolta em 2016.

A Comissão de Viação de Transportes da Câmara dos Deputados está estudando suspender a resolução do Contran que tornava optativa a posse dos extintores.

Para o deputado relator da comissão, Hugo Leal (PROS-RJ), o Conselho Nacional de Trânsito teria agido de forma unilateral, prejudicando quem já teria comprado os extintores ABC, mais caros, conforme a antiga exigência, e indo contra os interesses dos fabricantes e vendedores do equipamento.

No entanto, o Contran decidiu por tornar facultativo o item após um estudo que constatou o pequeno número de casos de incêndio em automóveis em relação ao total da frota circulante no País, além dos riscos envolvidos quando o próprio motorista tenta apagar um incêndio no carro. Sem contar a própria efetividade do extintor, que só é eficaz em incêndios de proporções muito pequenas. (Estadão)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *