ILHÉUS: AUMENTO DA RENDA LEVA À DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA

bolsa-familia

Ilhéus conta hoje com mais de 17 mil famílias que recebem o benefício do Bolsa Família, programa do Governo Federal que transfere renda para núcleos familiares em situação de vulnerabilidade social.

Recentemente, o número de beneficiários no município tem caído, o que significa, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, que há um aumento do poder aquisitivo de muitas das pessoas que recebiam a transferência e, por isso, solicitaram desligamento do programa.

Ainda de acordo com Ocké, “muitas ações permitiram que chegássemos a esse resultado como, por exemplo, abordagem nas casas de beneficiários através da fiscalização, inserção de famílias de grupos prioritários como indígenas e comunidades de terreiros e o desligamento voluntário”.

Em contrapartida a isso, a Prefeitura, por meio da SDS, permitiu maior acesso das famílias que se enquadravam nos requisitos, mas estavam fora, principalmente após a descentralização do atendimento, que passou a ser feito também nas cinco unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Renda – Outro fator importante foi a geração de renda através de oficinas realizadas pela SDS em 2015, como as de preparação de bebidas e drinks, decoração de unhas, criação de cartazes, elaboração de pizzas e pães, entre outras que auxiliam às famílias a iniciarem seu próprio negócio e conquistar seu espaço no mercado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *