Ilhéus promove mutirão de combate ao Aedes aegypti nesta sexta-feira e sábado

ilheus-promove-mutirao-de-combate-ao-aedes-aegypti-nesta-sexta-feira-e-sabado-foto-gidelzo-silva-secom-ilheus-5A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá nesta sexta-feira, 11, e sábado, 12, um grande mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de várias arboviroses, a exemplo da Dengue, Zica Vírus e Febre Chikungunya. O secretário de Saúde, Antônio Ocké, informa que o Grupo de Combate Direto ao Vetor, coordenado pelo Departamento de Endemias/Dengue do Município, ao lado dos agentes de controle, desenvolverá suas atividades nos bairros com maior ocorrência das doenças, entre eles, Malhado, Teotônio Vilela, Conquista e Nossa Senhora da Vitória.

O mutirão inclui a distribuição de material educativo e de sacos plásticos para a população no sentido de que a mesma coloque todo e qualquer depósito que possa abrigar água e venha a ser um potencial criadouro de Aedes aegypti. O diretor de Vigilância à Saúde, Antônio Firmo, afirma que esta atividade será realizada na sexta-feira, dia 11, e o trabalho de recolhimento na manhã de sábado, dia 12, por caçambas e caminhões articulados no bojo do Programa Ilhéus em Ação, coordenado pelo vice-prefeito Carlos Machado (Cacá). Firmo acrescenta que, além desta atividade, os grupos também recolherão lixo e entulho em diversos pontos da cidade.

O trabalho pelo mutirão foi sistematizado durante reunião ocorrida no último dia 31, com a parceria de diversos órgãos, entidades e instituições locais. Além das secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e Urbanismo, Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Serviços Urbanos e Comunicação Social, a ação também conta com a participação de lojas maçônicas, clubes de serviços, Núcleo Regional de Saúde\Sul, Conselho Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), representantes das Forças Armadas e inúmeros outros segmentos da sociedade organizada de Ilhéus.

Estratégia – Antônio Firmo esclarece que as atividades do Mutirão de Combate ao Aedes aegypti serão agilizadas por três grupos de trabalho: combate direto ao vetor, com os agentes de controle de endemias, equipe de Ultra Baixo Volume (UBV) e grupos do Programa Ilhéus em Ação. Ele ressalta que o mutirão também será marcado por atividades de sensibilização, mobilização e participação comunitária. “Além disso, também vão participar da intervenção empresas de ônibus, como Viametro e São Miguel, Supermercado   GBarbosa e as redes de supermercados Itão e Meira, entre outros”, salienta.

Os grupos de sensibilização e participação comunitária atuarão na distribuição de material educativo nas escolas e unidades médicas da sede do Município, na sexta-feira, dia 11, com auxílio dos professores e servidores das unidades de saúde, a fim de integrar alunos e usuários às atividades.

No sábado, dia 12, as empresas de ônibus citadas farão a distribuição de material educativo aos passageiros, afixando, também, cartazes alusivos ao combate ao Aedes aegypt. Segundo a coordenação, também haverá distribuição de material informativo no comércio da região central da cidade e em outros locais: Zona Sul, semáforo da Sapetinga, terminal urbano, semáforo da Rotatória Cairu e área das praças Dom Eduardo e Pedro Mattos. Na Zona Norte, a distribuição acontecerá na Central de Abastecimento do Malhado.

Cuidados – Segundo os especialistas, alguns cuidados devem ser tomados para fortalecer o combate ao Aedes aegypti. Entre eles, cobrir caixas d’água, cisternas, poços, evitando, também, o entupimento de calhas; vedar com cimento os cacos de vidro porventura colocados nos muros e não              deixar pneus expostos ao tempo, jamais permitindo o acúmulo de água.

E mais: usar cloro em piscinas, limpá-las com frequência e cobri-las quando não estiverem sendo usadas; limpar as bandejas externas de geladeiras e aparelhos de ar-condicionado; esvaziar garrafas, latas e baldes e guardá-los em locais fechados; lavar os pratos de vasos de plantas, colocando areia até a borda; e evitar algumas plantas, como as bromélias, que acumulam água.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *