‘Viver bem no campo’ é tema de encontro do Programa Despertar

 

O Programa Despertar, mantido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), entidade ligada a Federação de Arte Educadores do Brasil (FAEB), foi lançado em Ilhéus, com o objetivo de incentivar a vida no campo com qualidade, com vistas para a saúde, a partir da preservação e conservação do meio ambiente. O programatem como tema “Viver Bem no Campo: Educação Ambiental, Saúde e Qualidade de Vida”.

A coordenadora do Plano de Ações Articuladas (PAR), professora Célia Miranda, da secretaria municipal de Educação, lembrou que em março deste ano foi realizado um treinamento específico aos coordenadores e secretários municipais, que trocaram experiências, discutiram propostas e ações do programa que serão, a partir de agora, implementadas no município. “Além disso, teremos de agora em diante, a responsabilidade de fazer caminhar programas e projetos oriundos dos governos estadual e federal para que, de fato, cheguem ao município”, completou a coordenadora.

A parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e o SENAR/BA, através da secretaria municipal de Educação (Seduc), irá gerenciar as ações do Programa no município. Serão envolvidos professores e coordenadores pedagógicos nas suas respectivas unidades de ensino, onde serão desenvolvidos projetos de ações sustentáveis com estudantes em sua comunidade local, desde o próprio ambiente escolar até a maneira de conviver com a natureza.

Para a secretária de Educação, Eliane Oliveira, a adesão ao Programa Despertar, “tem como proposta a Responsabilidade Social, garantia de uma geração futura mais pensante, crítica e que seja capaz de interferir no meio ambiente com competência melhorando a qualidade de vida das comunidades rurais as quais estão inseridas”, explicou.

Despertar – O programa foi consolidado em 2005 através do SENAR/BA, que propõe durante todo o ano, tratar de temas transversais que constam nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), onde assuntos como meio ambiente, conservação e preservação, são tratados de forma aprofundada, levando o ato de pensar consciente à comunidade, de uma forma diferente e consensual.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *