CCZ pretende vacinar hoje, segunda metade de cães e gatos no Vilela

 

 

Uma operação deflagrada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), pretende vacinar hoje (25), a segunda metade dos animais concentrados no bairro Teotônio Vilela, zona oeste de Ilhéus. Para isso, uma equipe de vacinadores, com o apoio de Agentes Comunitário de Saúde (ACS), percorrerá as ruas do bairro, de porta em porta, com o objetivo de mobilizar e vacinar cães e gatos, abrangendo o maior número possível de animais em curto período de tempo.

Segundo dados da secretaria municipal de Saúde (Sesau), os resultados da campanha de 2017, atingiram pouco mais da metade da sua meta, resultando em apenas 10.086 animais vacinados, quando a meta era atingir 16.800 animais. São estimados cerca de 33 mil animais em Ilhéus.

Nas áreas urbana e rural, uma equipe volante já percorreu diversas localidades. Ontem (24), foi a vez do bairro São Miguel que, pela segunda vez, recebeu a assistência do Setor de Vigilância à Saúde do município.

Atenção à saúde – De acordo com o responsável pelo setor, Gleidson Souza, os baixos resultados alcançados, devem-se também à desatenção da população para a importância da campanha. “Depois dos meses alertando e vacinando, estamos retornando aos bairros ainda esta semana, de casa em casa, a fim de imunizarmos o maior número de cães e gatos”, informou.

Ele lembra também que a vacinação antirrábica continua sendo disponibilizada diariamente de segunda à sexta-feira, de 8h às 14h, no CAE III (Centro de Atenção Especializado), que funciona no antigo SESP, localizado na Avenida Canavieiras, centro da cidade.

Em setembro foi realizada a Campanha de Vacinação Antirrábica e, em outubro, o ‘Dia D’, que mobilizou equipes em dezesseis pontos de vacinação distribuídos nas quatro zonas da cidade, na tentativa de impulsionar a campanha. A vacinação antirrábica animal é a principal atividade na prevenção aos casos de raiva humana, assim como no controle da doença no seu ciclo urbano em animais.

Nos últimos dois meses, dois cães machos foram diagnosticados com câncer de mama e tratados, aguardando por cirurgia que deve acontecer ainda esta semana. Depois, serão encaminhados para adoção. Um outro cão sofria com câncer. Há oito meses foi tratado e hoje é o cão vigilante do CCZ.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *