Bolsonaro contraria ciência e diz que eficácia de máscaras é ‘quase nula’

O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) afirmou nesta quinta-feira (19), em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, que a máscara de proteção utilizada contra o novo coronavírus tem eficácia “quase nula”. A fala contraria o que já ficou comprovado pela ciência no que diz respeito ao uso do equipamento. “Tem algum médico aí? A eficácia dessa máscara é quase nula”, disse Bolsonaro, de máscara, ao responder a uma mulher que disse que só iria tirar fotos com o presidente quando não precisasse mais do acessório.
A fala ocorre após o Congresso derrubar o veto de Bolsonaro ao uso obrigatório da máscara em áreas públicas em todo o território nacional. Segundo a comunidade científica, o equipamento de proteção, assim como o uso do álcool e gel e o distanciamento social, garante uma segurança contra a propagação da Covid-19.
Na última semana, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelos médicos Monica Gandhi e Eric Goosby, da Universidade da Califórnia, e pelo pesquisador Chris Beyrer, da Universidade Johns Hopkins, apontou que as máscaras também reduzem a carga viral à qual estamos expostos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *