Estudo dos EUA aponta eficácia de uma dose de vacinas em pacientes que já tiveram Covid-19

Publicado no periódico acadêmico New England Journal of Medicine, um estudo de pesquisadores da Escola de Medicina Icahn em Nova Iorque apontou a eficácia da aplicação de uma dose das vacinas da Pfizer e da Moderna em pacientes que já tiveram covid-19.

 

De acordo com informações da Agência Brasil, a pesquisa – publicada em forma de carta e não como artigo revisado – analisou um total de 110 participantes de um teste clínico, parte deles nunca contaminados pelo novo coronavírus e outros que já haviam sido infectados.

 

Ao avaliar os resultados, os pesquisadores perceberam que aqueles que já foram testados positivo para a Covid-19 desenvolveram anticorpos mais rapidamente com apenas uma dose. Já os que não haviam sido infectados anteriormente tiveram baixa resposta na criação de anticorpos até o 12º dia depois de receber a vacina, e a maioria deles depois deste período.

 

Segundo a publicação, o desempenho dos previamente infectados também foi superior ao das pessoas que receberam duas doses das vacinas adotadas na pesquisa. Neste grupo, a aplicação não gerou mudanças significativas no sistema imunológico contra o vírus.

 

Por outro lado, ao analisar os efeitos colaterais, a pesquisa apontou que eles foram maiores nos participantes que já haviam contraído o vírus, mas em nenhum dos casos efeitos que levassem à hospitalização.

 

“Nós descobrimos que uma dose das vacinas gerou rápida resposta em participantes soropositivos [do novo coronavírus], com níveis de anticorpos similares ou superiores a participantes soronegativos que receberam duas doses. Mas se uma dose destas vacinas provê proteção efetiva em soropositivos ainda requer investigação”, concluem os autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *