40 anos do Teotônio Vilela:Ilhéus monta programação especial

Para comemorar o 40º aniversário do bairro Teotônio Vilela, a Prefeitura de Ilhéus, em parceria com diversas entidades, preparou uma programação especial que inclui apresentações culturais e oferta de serviços sociais e de saúde. A ação acontece no próximo sábado (19), das 8h às 17h, na Escola Municipal Professor Paulo Freire, seguindo todos os protocolos sanitários contra a Covid-19. 

Conforme os organizadores do evento, a população terá acesso a diversos serviços, entre eles orientação sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Cadastro Único (CadÚnico) e atendimento técnico. Na área da saúde serão oferecidos exames laboratoriais, Eletrocardiograma, consulta com Oftalmologista, Clínico Geral e vacinação infantil contra a Covid-19, para crianças de 5 a 11 anos. O paciente deve levar cópia do cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação. 

O prefeito Mário Alexandre lembrou que o bairro foi contemplado com intervenções que vão desde melhoria e ampliação do sistema de drenagem, passando pelo asfaltamento de mais de 25 ruas, reforma de unidade de saúde e requalificação das escolas da rede municipal.  

“Com muito trabalho conseguimos realizar grandes ações no Teotônio Vilela e resolver demandas que durante muitos anos sequer foram ouvidas. Agradeço o carinho de cada morador e reafirmo que continuaremos lutando para levar mais investimentos em infraestrutura, saúde e educação para o nosso querido Vilelinha de Açúcar. Tudo isso é compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida do nosso povo”.

As manifestações culturais marcam o encerramento das comemorações e acontecem a partir das 19h, na Praça Principal do bairro, em frente à base da 70ª Companhia Independente de Polícia Militar (70ª CIPM). A proposta visa valorizar os grupos culturais do Teotônio Vilela, com apresentações de Capoeira, Funk, Rimas, Grupos de dança, entre outras atrações.

Serviço

Mutirão especial em comemoração aos 40 anos do Teotônio Vilela
Data: 19 de fevereiro de 2022
Horário: Das 8h às 17h
Local
Escola Municipal Professor Paulo Freire – Rua Primavera, nº 10

Um pouco da história – por Adson Alves Costa

Em 1985, ainda conhecido como “Gomeira”, o bairro tinha cerca de 20 moradores. O nome deriva das gomas que eram feitas por estes moradores para serem comercializadas na parte central da cidade. Em 1986, o território já tinha aproximadamente toda a sua área explorada e cerca de três mil habitantes, por isso, precisou ser oficializado e passou a se chamar Teotônio Vilela, em homenagem ao senador alagoano. 

No início dos anos 90, o bairro cresceu de forma acelerada e a sua população passou de 3 para 15 mil habitantes. Em 1991, foi construída a primeira escola do bairro, a Escola Municipal Themístocles Andrade (EMTA). Em 1999, o Teotônio Vilela ganhou a segunda unidade escolar, o Colégio Estadual Professor Fábio Araripe Goulart (CEPFAG), que possibilitou aos moradores cursar o ensino médio dentro do próprio bairro. 

A escola é considerada um modelo de instituição de ensino, pois disponibiliza para os alunos uma quadra poliesportiva, um laboratório de informática e uma área de lazer e cultural para os alunos fazerem apresentações teatrais e musicais.

Fonte: Sucom

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *